Tutorials
 

exercícios de história sobre reforma e contra-reforma com gabarito




3) (Vunesp-2001) “O tempo das descobertas foi, ainda, o tempo de Lutero, Calvino, Erasmo, Thomas Morus, Maquiavel, … Leonardo da Vinci, Michelangelo, Van Eyek, da Companhia de Jesus…” (Adauto Novaes, Experiência e destino. ) O período e os nomes citados no texto correspondem a: A) cultura do Renascimento científico e artístico italiano, política Iluminista e Humanista e Contrareforma religiosa. B) cultura Iluminista e Renascentista, política do Absolutismo Real e Reforma Presbiteriana.

C) cultura do Renascimento e Humanismo, política Absolutista, Reforma e Contra-reforma. D) cultura do Renascimento e do Iluminismo, reformas da política Absolutista e difusão do paganismo.

Overview
4) (UFMG-1997) A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento: a) a consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico. b) a constituição de mais de uma igreja cristã no ocidente. 5) (Uneb-1997) O anglicanismo é a religião oficial da monarquia inglesa nos dias atuais.

Essa afirmativa encontra explicação no século XVI, quando: 1) o luteranismo se expandiu na Inglaterra. 4) o crescente enfraquecimento político da monarquia inglesa ocorreu. 5) os Reis Católicos ameaçaram a manutenção das relações entre Espanha e Inglaterra.

6) (Mack-2003) “Para recusar a autoridade papal, Henrique VIII usou o parlamento. Ele sabia que sem o apoio dos nobres, da pequena nobreza rural e dos comerciantes, não poderia modificar as práticas religiosas. Foi o Parlamento reunido que acatou a idéia do monarca de que o papa era o chefe de uma potência estrangeira interferindo nos assuntos da Inglaterra…” Oficina de História — Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda O fragmento de texto acima está relacionado com: a) a aprovação do Ato de Supremacia, que determinou que o rei passaria a ser o chefe da igreja inglesa.

b) a decretação da Guerra das Duas Rosas, que acabou somente com a prisão do papa, após a vitória das forças anglicanas. c) a implantação do divórcio, que permitiu a anulação do casamento de Henrique VIII com Elizabeth I. d) a submissão do poder do Rei às leis aprovadas no Parlamento, princípio que foi estabelecido pela Carta Magna.

e) a paz de Augsburgo, que estabelecia que a religião do país passaria a ser a regilião do rei ou príncipe que estivesse governando a Inglaterra na ocasião. 7) (ENEM-2003) Jean de Léry viveu na França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras de religião opuseram católicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas católicas.

) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior freqüência, tornou-se necessário que todos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (.




Latest pages




Other tutorials

About us-Contact us